terça-feira, 5 de novembro de 2013

Povo das ocupações Rosa Leão, Vitória, Esperança e Helena Greco conquistam vitórias

 

O Governador de MG se comprometeu em receber as três Ocupações da Região do Isidoro - Ocupação Rosa Leão (1.500 famílias), Ocupação Esperança (2 mil famílias) e Ocupação Vitória (4.500 famílias), cerca de 8 mil famílias ameaçadas de despejo, em Belo Horizonte, MG, isso sem contar a Ocupação William Rosa, em Contagem, ao lado de BH, com 4 mil famílais.

O povo das Ocupações e Ocupação Zilah Sposito/Helena Greco (160 famílias) levantou cedo ontem, dia 04 de novembro de 2013 – 44 anos do assassinato de Carlos Marighela - e a partir das 7:00h da manhã marchou das Ocupações na Região do Isidoro, zona Norte de Belo Horizonte, cerca de 15 Kms até a Cidade Administrativa. Com muita animação e determinação na luta mais de 1.500 pessoas marcharam, com gritos de luta, oração do Pai Nosso e atrapalhando o trânsito. Um medíocre que gritou a partir de uma loja que o povo que marchava era vagabundo acabou passando um susto quando viu uns 10 jovens aparecerem subitamente para mostrar a ele que essa calúnia é inadmissível.
O povo das ocupações, em conjunto com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB, as Brigadas Populares e a Comissão Pastoral da Terra - CPT, interromperam a Linha Verde (autopista que dá acesso à Cidade Administrativa e ao aeroporto de Confins) por duas vezes, durante uns 30 minutos e, driblando a tropa de choque, o povo conseguiu chegar ao saguão da Cidade Administrativa. Sei que um grupo de 400 Sem Terrinhas do MST conseguiram chegar à Cidade Administrativa para cobrar do Governador de MG Reforma agrária e Educação do Campo. Parece que, hoje, foi a 2ª vez que o povo organizado conseguiu chegar e acampar na Cidade Administrativa e lutar até conquistar compromissos importantes do Governo de MG. Importante registrarmos que, as famílias das ocupações, foram bem recebidas pelos trabalhadores da cidade administrativa que a todo momento passavam no local onde estavam as famílias e prestavam sua solidariedade.
Uma questão que não pode passar desapercebia é em relação aos principais órgãos de imprensa. Embora alguns canais tenham divulgado notícias da mobilização na parte da tarde, à noite e no dia seguinte (05/11) houve enorme omissão por parte desses órgãos de imprensa, chegando ao ponto de não sair um palavra sequer nos jornais impressos de grande circulação no estado, mostrando novamente a enorme submissão dessa imprensa ao PSDB e ao Governo de Minas.




No mais, com tamanha mobilização, as Ocupações, acima referidas, colocaram no colo do Governador de MG, Antônio Anastasia, o problema social que envolve mais de 8 mil famílias. O povo das quatro ocupações, citadas acima, determinados na luta, jamais vai aceitar ser despejado. Mais de 8 mil famílias dessas quatro ocupações clamam por negociação, por diálogo, por saídas justas que não passem por despejos.
Após muita pressão e uma séria de reuniões e conversas com o Secretário Wander Borges, secretário de Estado Extraordinário de Regularização Fundiária, e com alguns outros assessores do Governador de MG, conquistamos os seguintes compromissos gravados em vídeo e escrito e assinado pelo Secretário Wander Borges na seguinte Declaração:

“De acordo com as reivindicações das Ocupações “Rosa Leão”, “Esperança” e “Vitória”, localizadas na região do Isidoro (Belo Horizonte, MG), com a representação que esteve presente na Cidade Administrativa nesta manhã, a Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária (SEERF) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (ITER-MG) informam que:

(a) Fica definido o compromisso de agenda como Governo do Estado de Minas Gerais para a Próxima quarta-feira, 13 de novembro de 2013, às 15:00h, com a presença de representantes das ocupações, acompanhados do assessor da Comissão Pastoral da Terra – CPT, frei Gilvander Luís Moreira, o secretário de Estado Extraordinário de Regularização Fundiária, deputado estadual Wander Borges, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Antônio Ferreira Soares e o Secretário de Estado de Defesa Social, Dr. Rômulo de Carvalho Ferraz, para articulação junto aos atores do processo em uma MESA DE NEGOCIAÇÃO, BUSCANDO ALTERNATIVAS JUSTAS, QUE IMPOSSIBILITEM A REINTEGRAÇÃO IMEDIATA.

(b) Fica acordada agenda como governador do Estado para o mês de dezembro, com representantes das ocupações em questão.


Em breve informações mais detalhadas e fotos.
Enquanto morar for uma privilégio, ocupar é um direito!
A LUTA CONTINUA!!!!
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário