quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fim de semana de intensas atividades na Ocupação Eliana Silva


Festa de um ano da primeira ocupação Eliana Silva


No sábado foi realizada festa de um ano da primeira ocupação Eliana Silva, (ocorrida em 21 de abril e despejada no dia 12 de maio de 2012), com a participação de convidados como: Heloisa Bizoca, representando o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Lúcia do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Richard José das Brigadas Populares, Frei Eustáquio – Agostinianos, Padre Zé Eustáquio da paróquia da região, Diony Gallegos da Casa Latina, Frei Gilvander – Carmelitas, Gonzaguinha do SINDIELETRO-MG, Denis Fotografo do Movimento Fora Lacerda, Maria da Consolação – PSOL, Vereador Adriano Ventura – PT e Matheus Malta do PCR. Foi exibido pela primeira vez aos moradores o curta metragem, produzido pelo cineasta paulista Anderson Lima, “A Rua é Pública” http://www.youtube.com/watch?v=JYL92YERklE, assistido com muita emoção por todos. Houve também um ato em que os convidados foram homenageados com um certificado do MLB. Logo após com muita musica e caldo de mandioca os presentes comemoraram o aniversario da ocupação.

Vista da Relatoria da ONU

No domingo (21) pela manhã, a ocupação recebeu a visita de uma comissão composta pelo relator Leandro Franklin Gorsdorf da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – DHESCA – Brasil, seu acessor Cristiano Mueller e de Leleco da União Nacional por Moradia Popular. Essa comissão está preparando um relatório para Organização das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos em relação a moradia. A comissão percorreu a ocupação e foi recebida pelos moradores em assembleia que apresentaram os projetos em andamento e o trabalho de construção da comunidade e denunciaram as ameaças de despejo por parte da prefeitura e a perseguição policial.
A comissão visitou posteriormente outras ocupações como Camilo Torres, Irma Dorothy, Guarani Kaiowa, Dandara, Vila da Paz e Vila da Luz.

Na segunda (22) foi realizada uma audiência Pública na Assembleia Legislativa de MG onde a relatoria apresentou parte de seu pré-relatório aos deputados Durval Ângelo e Rogério Correia da comissão de Direitos Humanos e houve grande presença das comunidades afetadas.

Iniciadas as aulas de Alfabetização de Jovens e Adultos


No dia 25 as 19h, com grande emoção dos presentes, foi iniciada as aulas da primeira turma de Alfabetização de Jovens e Adultos da ocupação  Eliana Silva. Foi exibido o curta: “Vida Maria”:
http://www.youtube.com/watch?v=zHQqpI_522M. As aulas serão dadas por dois moradores da própria ocupação que foram capacitados para alfabetização. Os moradores receberam seus quites com bolsas, caderno, lápis, caneta e borracha e camisa, os materiais foram conseguidos por uma parceria do MLB com o Instituto Paulo Freire de São Paulo, a Federação Única dos Petroleiros e o Projeto MOVA Brasil.

Quem quiser ajudar no EJA da Ocupação entre em contato: 9532-9701.





Nenhum comentário:

Postar um comentário