sábado, 19 de janeiro de 2013

Coordenadores da Comunidade Eliana Silva sofrem ameaças!

Já completam cinco meses desde que a as famílias da Ocupação Eliana Silva estão numa área na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Durante esses meses a comunidade enfrentou muitas dificuldade e ameaças, principalmente, por parte da PM e da Prefeitura de BH. Porém, a resistência e a determinação firme das famílias vem garantindo a manutenção das centenas de pessoas que estão morando no local e criando novas possibilidades para todos.

Muitos avanços ocorreram. Hoje a quase totalidade das famílias já mora num cômodo de alvenaria e, apesar das inúmeras dificuldades e privações, há energia elétrica e água - embora a ausência do Estado e das instituições públicas do governo estejam omissas frente aos graves problemas de moradia enfrentados pela população. A mão do Estado capitalista só existe para intimidar e reprimir as famílias. A coleta de lixo não é realizada permanentemente e outros direitos são desrespeitados quando as famílias dizem que moram na comunidade. Há um flagrante preconceito contra as pessoas que se encontram nas ocupações urbanas em Belo Horizonte. Mesmo assim, o apoio na região do Bairro Santa Rita e comunidades adjacentes é muito grade, assim como a solidariedade.

A Creche Comunitária está num processo de reorganização para atender as crianças a partir de fevereiro, uma reforma será feita no local, propiciando melhores condições para as crianças. O espaço também será utilizado para a alfabetização de jovens e adultos. Está em processo de avaliação a implantação de um curso de pré-vestibular comunitário, com o objetivo de atender a demanda da própria comunidade e dos jovens que residem nos bairros e comunidades do entorno.

O nível de organização do MLB e da Ocupação Eliana Silva vem incomodando. Nas últimas semanas a coordenação do movimento vem recebendo diversas ameaças e sofrendo intimidações. Diante desses fatos, a Defenssoria de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais vai realizar visitas periódicas na comunidade para acompanhar as denúncias e as ameaças.

Neste domingo,  20 de janeiro, às 10h da manhã, haverá Culto Ecumênico e um ATO de Solidariedade à coordenação do movimento e também estão sendo programadas atividades nos próximos dias para dar apoio. Convidamos todas as pessoas, organizações populares, sindicatos, estudantes e apoiadores da luta da ocupação Eliana Silva para se fazerem presentes e participarem deste dia de solidariedade.

Contamos com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário