terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eliana Silva já constrói esperanças! Ajude nessa construção


Muitas pessoas vêm colaborando para ajudar as famílias da ocupação Eliana Silva a sobreviverem diante das condições adversas que é a vida num acampamento com barracas de lonas, expostas ao sol e a chuva, além das ameaças e provocações constantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal da Prefeitura de BH. O governo de Minas gerais e Prefeitura de BH ao invés de dialogar com a comunidade, prefere ameaçar e esmagar o direito humano de famílias pobres a uma moradia digna.

Apesar disso, as famílias vão trabalhando para construir as condições mínimas para uma vida melhor, num local que ainda carece de melhores condições estruturais. A cada dia novos desafios aparecem, novas dificuldades e avanços para a comunidade.

Nos próximos dias será inaugurada oficialmente a Creche Comunitária, que já está funcionando para que as crianças possam ter acompanhamento adequado. A nova estrutura já propícia mais conforto para as crianças da comunidade. Nessa nova etapa, é necessário que as doações se ampliem. As pessoas interessadas devem contribuir com material escolar para ajudar no melhor aprendizado e desenvolvimento infantil. Outra ideia que está sendo estudada pela coordenação do MLB é a utilização da sala de aula, construída para a educação de jovens e adultos dos moradores. Um projeto pedagógico está sendo preparado pro educadores e será apresentado também.

Essas novidades estão sendo realizadas a partir de bastante debate e estão sendo definidas coletivamente. Outras medidas que visam integrar a comunidade, interagir com as comunidades da região e melhorar a autoestima das pessoas estão sendo encaminhadas. São projetos culturais, oficinas de teatro, música, orientação médica e jurídica. O que o Estado deveria prover, a própria comunidade está tratando de buscar soluções alternativas. Para isso são necessários voluntários de todas as áreas. Muitos colaboradores têm se apresentado para ajudar.

É uma experiência rica para famílias que estão vivendo sob a lona e ainda precisam resolver vários problemas, além de lutar para assegurar que o terreno seja utilizado para a construção de moradias populares.

Nesse sentido, as doações e o apoio da rede de colaboradores são cada vez mais importantes. Para ajudar, é só entrar em contato conosco por e-mail ou nos telefones indicados. Precisamos de pessoas para ajudar no trabalho de acompanhamento do cadastro da famílias (fale com a coordenação e saiba dos detalhes para ser um voluntário). São necessários apoio na área de medicina, construção, psicologia, pedagogia, entre outros. Contamos com a nossa rede para que a esperança de luta pela moradia popular da Ocupação Eliana Silva seja uma realidade. Se você ainda não faz parte da nossa rede de colaboradores, voluntários e apoiadores. Entre em contato e visite a comunidade Eliana Silva.

Além disso, as pessoas ou entidades interessadas podem adotar uma família e ajudá-la na construção de sua moradia popular.

Eliana Silva resiste e luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário