sábado, 25 de agosto de 2012

Sábado vitorioso na Ocupação Eliana Silva


Mais um dia na Ocupação Eliana Silva. Depois de um sábado intenso, cheio de luta e enfrentamento desigual com a PM de Minas Gerais, as famílias da Ocupação Eliana Silva estão cansado, mas cheios de energia e com disposição de sobra para defender a todo custo seus direitos.

O apoio de mais cem lideranças sindicais, estudantis, professores, militantes e ativistas populares foi fundamental. Agora é preciso aumentar a cada dia essa rede, que se consolidou desde a última jornada realizada em abril desse ano.

Mas as primeiras horas da manhã foram de muita tensão, com inúmeros enfrentamentos contra uma corporação militar despreparada e desiquilibrada para lidar com um dos mais graves problemas sociais de nossa cidade. Foram duas prisões arbitrárias de militantes do movimento; detenção de advogados, num flagrante desrespeito à democracia; ameaças de todo tipo, agressões verbais, violência! É assim que a prefeitura de Márcio Lacerda e o governo de Antônio Anastasia lidam com os movimentos sociais em Minas. São desumanos, insensíveis e truculentos.

Nem o governador de Minas nem o prefeito de BH apresentaram nenhuma solução para essas e outras famílias que não tem o direito de morar dignamente. Além de Eliana Silva, temos ainda as ocupações Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy 1 e 2, Zilah Spósito, entre outras realizadas espontaneamente. Pior é que nem mesmo os programas de moradia popular são promovidos para diminuir o enorme déficit habitacional de Belo Horizonte, que é um dos maiores do país. Nem mesmo o tão falado Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias de baixa renda é executado. Os resultados não poderiam ser outros, senão o apresentado pelo estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado na última terça-feira, dia 21 de agosto, que classifica a América Latina como a região mais urbanizada e desigual do mundo. O estudo destaca um panorama do desenvolvimento de cidades e regiões latino-americanas e escancara as deficiências no processo de urbanização e ocupação.

Das 24 cidades pesquisadas, Belo Horizonte amarga o título de quarta cidade mais injusta e desigual da América Latina e Caribe, sendo a quarta metrópole com pior distribuição de renda do continente.

No entanto, o discurso oficial é de temos o melhor prefeito do Brasil. Melhor corrigir essa falsa propaganda e ser justo com a implacável realidade: temos o quarto pior prefeito dentre as metrópoles da América Latina e Caribe.

Além das desigualdades, também existe o descaso do poder publico estadual e municipal, que só tem olhos para atender aos interesses de grandes corporações imobiliárias e construtoras e ignoram por completo a situação de centenas de milhares de famílias pelo legitimo direito à moradia.

Nos próximos dias, todas as pessoas sensíveis aos problemas que vivemos em Belo Horizonte, devem mobilizar esforços e apoiar de perto as famílias da Ocupação Eliana Silva, levando não apenas mantimentos e agasalhos, mas solidariedade e palavras de incentivo. A noite vai ser longa debaixo das lonas, da ameaça policial na escuridão da noite e do frio da madrugada – o maior registrado em agosto nos últimos 20 anos em BH. Porém, a esperança e a certeza da vitória são maiores.

A luta por uma sociedade mais justa e humana é diária e dela não devemos abrir mão. A ocupação Eliana Silva é um exemplo para todos! Por isso, todos os que estão ao lado dos oprimidos estão mais convictos desta luta. Hoje, refirmamos os versos de protesto do rapper Emicida: Somos Todos Eliana Silva!

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário