sábado, 21 de abril de 2012

Eliana Silva: uma justa homenagem


Eliana Silva dedicou sua vida à luta pelo direito á moradia em Belo Horizonte desde á sua juventude, quando iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista de Minas Gerais, com uma breve passagem na reconstrução das organizações estudantis. Em pouco tempo começou seu trabalho junto às famílias pobres da capital mineira.

Em 1996, Eliana se destacou como uma das principais lideranças da Ocupação Vila Corumbiara, que resistiu sob cerco militar durante 10 dias consecutivos. Após um grande trabalho de resistência e de enfrentamentos com a repressão, a Vila Corumbiara ampliou seu trabalho obtendo amplo apoio de movimentos sociais e populares, de sindicatos, igreja e importantes setores políticos em Belo Horizonte.

Em pouco tempo a ocupação foi se fortalecendo, e mesmo sem a conquista do título de posse, as lutas por transporte escolar e urbano, creche, saneamento, água potável e iluminação pública, foram direitos garantidos através de um intenso processo de lutas e manifestações, passeatas e ocupações na Regional Barreiro da PBH. Lutas que fizeram o movimento popular avançar e exigiram o atendimento das reivindicações mais sentidas dos moradores. Lutas que levaram à conquistas e aumentaram a participação politica dos moradores nas principais lutas da cidade.

À frente dessas lutas sempre esteve presente Eliana Silva, que jamais abriu mão de sua condição de lutadora da causa social, de sua opção comunista e de sua convicção ideológica pela construção da sociedade socialista.

Infelizmente, Eliana contraiu um câncer que levou à sua morte prematura.

Porém, seu legado histórico de luta popular e revolucionária continua vivo. Agora, surge como uma justa homenagem de todos aqueles que aprenderam à amar e admirar sua firmeza, sua coragem e sua dedicação na luta pelos direitos dos pobres à moradia, pela dignidade humana e contra as injustiças e as desigualdades sociais, seja em Belo Horizonte, em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

Eliana Silva vive em cada luta popular!
Todo apoio e solidariedade à Ocupação Eliana Silva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário